Esta página é destinada a discutir toda a complexidade e beleza da Medicina Tradicional Chinesa.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Como se dá o processo de adoecimento na Medicina Tradicional Chinesa?


Hipócrates, na Grécia, acreditava que o meio ambiente era o causador das doenças.

A Igreja passou a pregar que as doenças eram um castigo de Deus.

Virshov e Pasteur, nos séculos XVIII e XIX, acreditavam que as doenças tinham um causador bem claro, bactérias. A partir daí, sucessivamente, vírus, moléculas, genética e até mesmo conhecimento ortomolecular. Portanto, no pensamento ocidental as doenças sempre eram causadas por alguma coisa, um culpado. Será isso verdade???

A Natureza é comporta por:

. Matéria: absorve energia para poder trabalhar, portanto tem peso e volume.

. Energia: Não há definição. É ela que move a matéria. Ex: eletricidade, energia atômica, energia química, energia gravitacional, energia calórica, iônica, mecânica...

A matéria orgânica também se move. Para isso, ela precisa de Energia (química ? ATP/ADP/Kcal --- ciclo de Krebs --- O2 + glicose). Seria essa a fonte de Energia do ser Humano, ou também chamado Qi (Tch'i), e cada um tem o seu Qi. Portanto, Qi é a energia que move a matéria orgânica.
O ser humano é formado por Energia (Qi) + matéria.

A Medicina Ocidental trabalha somente com 50% do ser humano, a matéria. Portanto, todo o conhecimento adquirido até hoje é limitado para compreender o processo de adoecimento humano.
A vida do ser humano é estabelecida em 130 anos. Teríamos o potencial para viver tudo isso. Então, alguma coisa está errada. Por que vivemos bem menos que isso, mesmo quando comparamos os países mais desenvolvidos do mundo? Como é que perdemos todos esses anos aos quais teríamos direito???

A doenças teriam início no nível energético, quando apenas há queixas vagas, não localizadas. Ex: cefaléia, dispepsia. Esta etapa corresponderia a 70% dos doentes. Assim que o transtorno progredisse, as doenças passariam a nível funcional, quando as "ites" já seriam a característica mais importante. Ex: gastrites. Ainda neste estágio, todos os exames são normais ou com pequenas alterações. O último estágio é a instalação da doença, é o nível orgânico. Neste momento, a doença está instalada, provocando alterações nos tecidos.
                    Epigastralgia --- Gastrite --- Úlcera.
A Medicina Tradicional Chinesa tem 3 pilares básicos:
. Teoria do Yin e Yang.
. Teoria dos 5 movimentos (wuxing: Água, Madeira, Fogo, Terra, Ar).
. Teoria do Zang Fu (órgãos e vísceras).

Dúvidas? http://formspring.me/jocianenegrao

Nenhum comentário:

Postar um comentário