Foi na observação paciente da Natureza, que Lao Tse concluiu que tudo no Universo é composto por dois aspectos opostos, que se completam entre si, mantendo o equilíbrio natural. Chamou estes princípios de Yin e Yang. Eles formam um movimento circular, onde Yin se transforma em Yang e Yang se transforma em Yin. É o Dualismo em ação. Representam algo que é único, mas que se apresenta em dois aspectos, opostos e complementares. Não há melhor nem pior, são apenas faces diferentes de um mesmo objeto.
O Yang seria a energia e o Yin a matéria. Entre massa e energia, a única diferença é a velocidade dos átomos. E os dois vivem em constante transformação. Esse aspecto foi confirmado pela Teoria da Relatividade de Albert Einstein, e depois a Física Quântica veio abalizar esse conhecimento tão antigo.
O Yang seria: calor, movimento, claridade, força, expansão, explosão, polaridade positiva, alto, sol, homem, dia, montanha, fogo, esquerdo, mente, energia, mar, animais diurnos, árvores sem folhas no inverno.
O Yin seria: frio, repouso, escuridão, retração, implosão, polaridade negativa, baixo, terra, mulher, noite, vale, água, direito, corpo, matéria, rio, lagoa, animais noturnos, árvores com folhas no inverno.
Não há como entender o dia, sem conhecer a noite, e saber que ambos detém 12 horas, e que juntos formam um dia de 24 horas. Se não houvesse o dia, jamais entenderíamos o que é a noite. Mas assim como são diferentes, um se transforma no outro, o dia vira noite, e a noite vira dia. Há também um período de transição entre o dia e a noite, que é o entardecer, onde o sol vai pouco a pouco se apagando, e chega a noite (o Yang vai diminuindo, e o Yin vai aumentando). E ao mesmo tempo, um período onde a noite se transforma em dia, neste período de transição, o alvorecer, a noite vai diminuindo, enquanto o sol vai chegando (é o Yin diminuindo para o Yang ir aumentando). Isso é o equilíbrio.
Assim, o conceito de Yang e Yin é relativo, depende do referencial que se usa.
Vejamos os espectros da Luz. Quando um feixe de Luz passa por um prisma, ele se divide em 7 espectros: vermelho(+++), alaranjado(++), amarelo(+), verde(neutro), azul(-), anil(--), violeta(---). O vermelho é o máximo de Yang, e o violeta é o máximo de Yin. As diversas tonalidades refletem mais ou menos energia ou matéria.
Há também alimentos + yang. Ex: vermelho, crescem no calor/sol, crescem rápido. Crescem acima da terra. Há alimentos mais Yin. Ex: crescem dentro da água/sombra, ou em coloração escura, raízes, tubérculos. Mas há um infinito espectro de alimentos que são mais ou menos Yang ou Yin, dependendo do referencial que se usa. Vejamos: cenoura e beterraba crescem debaixo da terra, e portanto são Yin. Mas quando comparadas entre si, a cenoura é mais Yang, pela cor, podendo ser comida crua. Já a beterraba tem coloração violeta, sendo portanto mais Yin, devendo ser cozida para ser comida (para receber mais Yang). Assim é com tudo que existe.
Princípios básicos do Yang e do Yin:
. Princípio de Transformação do Yang e do Yin: constante transformação de um no outro, em contínuo e constante equilíbrio dinâmico. Portanto, quando Yang cresce, o Yin decresce, e vice-versa.
. Princípio de Transmutação do Yang e do Yin: Yang quando chega no seu máximo (Yang do Yang) transforma-se em Yin. Assim, quando o Yin chega no seu máximo (Yin do Yin) transforma-se em Yang. Vide o ciclo do dia e da noite. Máximo de Yang é o meio-dia, máximo de Yin é a meia-noite.
. Princípio da Relatividade do Yang e do Yin: Todo o conceito é relativo. Depende do referencial.
A doença é decorrente do desequilíbrio entre o Yang e o Yin. Quando o Yang está exaltada, sobrepujando o Yin, ocorre um estado de hiperatividade das células, como hipertensão arterial, hipertireoidismo, taquicardia. Quando O Yin está exaltado, ocorrerá o contrário, quadros de hipoatividade, ou hipofunção. Ex: hipotireoidismo, obstipação intestinal, bradicardia, sonolência...
Cabe à medicina chinesa diagnosticar estes desequilíbrios antes que eles consigam provocar doenças, é a prevenção. Mas se o desequilíbrio já está instalado, cabe-lhe também promover o reestabelecimento do equilíbrio, ou melhorar ao máximo o que for possível esta desarmonia.
Dúvidas? http://formspring.me/jocianenegrao
Dúvidas? http://formspring.me/jocianenegrao
Belíssimo post. Claro e elucidativo. Cheguei a pensar que poderíamos ser só Yin ou só Yang, mas avançando a leitura, percebi que somos umm perfeito equilíbrio entre os dois e que quando algo abala esse equilíbrio é quando surgem as "doenças". Estou certa? Ou é...relativo? rsrsr
ResponderExcluirBjs
Meu bem essa é uma teoria interessante, mas ñ se prenda a ela,
Excluirpois vai além disso
Está certa. Vc tem razão quando diz que somos ou Yin ou Yang. Falarei disso depois, lembre que existem os dois tipos de personalidade: Idealista(mais Yin) e Dogmático(mais Yang). E lembre, que só por ser mulher, já é mais Yin. Por ser homem, mais Yang.
ResponderExcluirLembre-se, somos um equilibrio de tudo. Nascimento(horóscopo), elemento em que nascemos, sexo em que nascemos, personalidade que assumimos, opções que tomamos...
O Equilíbrio é o nosso caminho.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOla doutora Jociane quero me aperfeiçoar na medicina oriental, gostaria de alguns conselhos de alguém que já trilhou o caminho.
ExcluirPodemos conversar em particular?
Gostava de entender o um verso duma musica que diz "o vermelho é intenso entre o preto e o branco". Penso que esteja relacionado com este tema, mas não encontro a resposta.
ResponderExcluirEu considero a MTC como fosse minha esposa
ResponderExcluirDr Jociane, Gostaria de saber mais como chegar a um diagnóstico correcto em Mtc...Quais são as bases que possamos usar para chegar a um diagnóstico correcto. Segundo uma vez instalada a doença / o desequilíbrio entre o yin/yang quais os métodos usados para equilibrar? Obrigado
ResponderExcluir